Publishing Partner: Cambridge University Press CUP Extra Publisher Login
amazon logo
More Info

The LINGUIST List is dedicated to providing information on language and language analysis, and to providing the discipline of linguistics with the infrastructure necessary to function in the digital world. LINGUIST is a free resource, run by linguistics students and faculty, and supported primarily by your donations. Please support LINGUIST List during the 2016 Fund Drive.


E-mail this page

Conference Information



Full Title: O papel e a função do manual no processo de ensino e aprendizagem
         
Location: Lisboa, Portugal
Start Date: 01-Jul-2013 - 11-Jul-2013
Contact: Isabelle Simões Marques
Meeting Email: click here to access email
Meeting URL: http://verao.fcsh.unl.pt/Cursos/O%20papel%20do%20manual.html
Meeting Description: A importância dos manuais na atividade docente não tem tido o destaque merecido na reflexão da didática do ensino da língua portuguesa. Com destaque para os trabalhos de Castro (1999) e Sousa (2003), o panorama editorial português apresenta muito poucas obras de análise sobre este aspeto. Torna-se, assim, relevante que se leve a cabo um espaço de reflexão sobre este tema, bem como sobre a sua importância na construção do conhecimento, ideológica e social.

O curso inicia-se com uma apresentação teórica do tema, mostrando de que forma se utilizam as ferramentas de análise do discurso para melhoria das práticas pedagógicas. Um dos aspetos a focar será relacionado com as funções, o papel e o estatuto dos manuais dentro e fora da sala de aula. Seguir-se-á uma análise da legislação para o ensino, procurando estabelecer que tipo de relação existe entre a legislação geral, os programas e os manuais. Aqui serão abordados alguns percursos diacrónicos, mostrando de que forma se foram relacionando a legislação e os manuais ao longo dos séculos XX e XXI. Isto leva-nos a conceber um conjunto de interrogações sobre modelos veiculados pelos manuais. Surge, assim, com alguma naturalidade, a questão do condicionamento do aluno, a nível de aprendizagens dos diferentes manuais de várias disciplinas, baseada em análise de elementos textuais e paratextuais. Nas sessões finais, debateremos a existência de um sistema lexical estereotipado que formata a enunciação pedagógica e que nos levanta dúvidas sobre a existência de uma ditadura do manual.
Linguistic Subfield: Applied Linguistics
Subject Language: Portuguese
Subject Language Family: None
LL Issue: 24.2142


Back
Calls and Conferences main page