Publishing Partner: Cambridge University Press CUP Extra Publisher Login

The LINGUIST List is dedicated to providing information on language and language analysis, and to providing the discipline of linguistics with the infrastructure necessary to function in the digital world. LINGUIST is a free resource, run by linguistics students and faculty, and supported by your donations. Please support LINGUIST List during the 2017 Fund Drive.


E-mail this page

Conference Information



Full Title: Simpósio 50: A Cronologia do Léxico do Português

      
Location: Santarém, Portugal
Start Date: 24-Oct-2017 - 28-Oct-2017
Contact: Alina Villalva
Meeting Email: click here to access email
Meeting URL: http://simelp.ese.ipsantarem.pt/simposio-50/
Meeting Description: Nos estudos lexicológicos, e na lexicografia em particular, a atribuição de uma marca cronológica a uma palavra decorre geralmente da identificação da sua primeira atestação. O acesso a bases de dados com uma crescente inclusão de fontes textuais tem motivado constantes antedatações e é esperável que a diversificação dos documentos que integram os diversos corpora em formação leve a uma sucessão deste tipo de acertos, sem que se vislumbre a possibilidade de garantir ter chegado a uma datação definitiva. Os lexicólogos têm acesso a uma abundância de dados diacrónicos sem precedentes, mas é raro encontrar nos dicionários referências à ultima ou mais recente atestação de qualquer palavra, sendo, no entanto, frequente o apelo a conceitos como arcaísmo, palavra antiga ou desusada, nos instrumentos lexicográficos disponíveis.

Assim, vimos com esta proposta de simpósio abrir um espaço de debate sobre a revisão da cronologia das palavras, sugerindo, entre outros, os seguintes rumos:

- O que mostra a data da primeira ocorrência de cada palavra?
- Como se podem ou devem incorporar na datação as mudanças semânticas que possam ocorrer numa dada palavra?
- Deve estabelecer-se uma correlação entre a datação de uma palavra complexa e a datação da sua base?
- Com que critério se pode documentar o desuso das palavras?
- É possível construir uma cronologia do léxico do Português?
Linguistic Subfield: Historical Linguistics; Lexicography
LL Issue: 27.4488


Back
Calls and Conferences main page