Publishing Partner: Cambridge University Press CUP Extra Publisher Login
amazon logo
More Info


E-mail this page

Conference Information



Full Title: Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa. 40 Anos de Estudos Lusófonos na Roménia

      
Location: Bucareste, Romania
Start Date: 11-Apr-2014 - 12-Apr-2014
Contact: Andreea Teletin
Meeting Email: click here to access email
Meeting Description: Apresentação:

Na ocasião da celebração dos quarenta anos desde a criação do primeiro curso de ensino superior de Estudos Portugueses na Universidade de Bucareste, O Departamento de Linguística Românica, Línguas e Literaturas Iberoromânicas e Italiano organiza um colóquio com o tema Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa. 40 Anos de Estudos Lusófonos na Roménia: Desafios e Perspetivas, a realizar nos dias 11 e 12 de abril de 2014. As componentes do ensino e investigação desenvolvidas pelo corpo docente do nosso Departamento privilegiam quatro áreas temáticas do colóquio :

1. Memória, território e identidade na literatura

A sessão dedicada à literatura e à civilização terá por foco essencial a análise do processo de construção de figurações identitárias e das relações existentes entre território, memória e história nas literaturas de expressão portuguesa em diálogo com as outras culturas. Nesse sentido, serão privilegiadas comunicações em vários campos disciplinares, tais como Teoria Literária, Estudos Interartes, Estudos Feministas, Estudos de Tradução, Estudos Teatrais.

2. Tempo, espaço e pessoa em linguística

No âmbito da sessão linguística, propomos várias abordagens relativas à organização e ao funcionamento dos diferentes sistemas linguísticos. Privilegiamos os estudos na perspetiva da linguística românica e da teoria linguística, de ponto de vista diacrónico ou sincrónico, tendo como termo de comparação o português. Favorecemos as análises centradas nas relações estabelecidas pelas três categorias de TEMPO, ESPAÇO e PESSOA, em todas as áreas disciplinares.

3. Estereótipos e representações espaciais nos manuais de PLE

A terceira sessão tentará propiciar a interação entre professores e investigadores com o intuito de promover o debate sobre o ensino / a aprendizagem da língua portuguesa através das representações culturais e espaciais presentes nos manuais de PLE. Os modos de designação de si e do outro afiguram-se como fio condutor que permitirá captar as construções discursivas de identidades nos manuais portugueses e brasileiros.

4. Representações culturais na tradução literária: desafios e perspetivas

A quarta sessão centrar-se-á no processo de tradução de obras portuguesas, brasileiras e africanas de expressão portuguesa. Serão aceites comunicações que tratam um dos três eixos seguintes: o eixo linguístico (sobre um aspeto diacrónico ou sincrónico: normas, variações, interferências, registros de língua e neologismos); o eixo estilístico (problemáticas de enunciação, jogos de palavras e jogos de conotação); o eixo sociocultural (identidades, representações, estereótipos e expressões idiomáticas).
Linguistic Subfield: Applied Linguistics; General Linguistics; Ling & Literature; Sociolinguistics; Translation
Subject Language: Portuguese
LL Issue: 24.4396


Back
Calls and Conferences main page