* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
LINGUIST List logo Eastern Michigan University Wayne State University *
* People & Organizations * Jobs * Calls & Conferences * Publications * Language Resources * Text & Computer Tools * Teaching & Learning * Mailing Lists * Search *
* *


LINGUIST List 24.2142

Tue May 21 2013

Confs: Portuguese, Applied Linguistics/Portugal

Editor for this issue: Anna Belew <annalinguistlist.org>

Date: 20-May-2013
From: Isabelle Simões Marques <isimoesmarquesfcsh.unl.pt>
Subject: O papel e a função do manual no processo de ensino e aprendizagem
E-mail this message to a friend

O papel e a função do manual no processo de ensino e aprendizagem

Date: 01-Jul-2013 - 11-Jul-2013
Location: Lisboa, Portugal
Contact: Isabelle Simões Marques
Contact Email: < click here to access email >
Meeting URL: http://verao.fcsh.unl.pt/Cursos/O%20papel%20do%20manual.html

Linguistic Field(s): Applied Linguistics

Subject Language(s): Portuguese

Meeting Description:

A importância dos manuais na atividade docente não tem tido o destaque merecido na reflexão da didática do ensino da língua portuguesa. Com destaque para os trabalhos de Castro (1999) e Sousa (2003), o panorama editorial português apresenta muito poucas obras de análise sobre este aspeto. Torna-se, assim, relevante que se leve a cabo um espaço de reflexão sobre este tema, bem como sobre a sua importância na construção do conhecimento, ideológica e social.

O curso inicia-se com uma apresentação teórica do tema, mostrando de que forma se utilizam as ferramentas de análise do discurso para melhoria das práticas pedagógicas. Um dos aspetos a focar será relacionado com as funções, o papel e o estatuto dos manuais dentro e fora da sala de aula. Seguir-se-á uma análise da legislação para o ensino, procurando estabelecer que tipo de relação existe entre a legislação geral, os programas e os manuais. Aqui serão abordados alguns percursos diacrónicos, mostrando de que forma se foram relacionando a legislação e os manuais ao longo dos séculos XX e XXI. Isto leva-nos a conceber um conjunto de interrogações sobre modelos veiculados pelos manuais. Surge, assim, com alguma naturalidade, a questão do condicionamento do aluno, a nível de aprendizagens dos diferentes manuais de várias disciplinas, baseada em análise de elementos textuais e paratextuais. Nas sessões finais, debateremos a existência de um sistema lexical estereotipado que formata a enunciação pedagógica e que nos levanta dúvidas sobre a existência de uma ditadura do manual.




Read more issues|LINGUIST home page|Top of issue



Page Updated: 21-May-2013

Supported in part by the National Science Foundation       About LINGUIST    |   Contact Us       ILIT Logo
While the LINGUIST List makes every effort to ensure the linguistic relevance of sites listed on its pages, it cannot vouch for their contents.