* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
LINGUIST List logo Eastern Michigan University Wayne State University *
* People & Organizations * Jobs * Calls & Conferences * Publications * Language Resources * Text & Computer Tools * Teaching & Learning * Mailing Lists * Search *
* *


LINGUIST List 24.4396

Tue Nov 05 2013

Calls: Portuguese, Socioling, Applied Ling, Translation, Ling & Literature, General Ling/Romania

Editor for this issue: Bryn Hauk <brynlinguistlist.org>

Date: 05-Nov-2013
From: Andreea Teletin <andreeateletinhotmail.com>
Subject: Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa. 40 Anos de Estudos Lusófonos na Roménia
E-mail this message to a friend

Full Title: Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa. 40 Anos de Estudos Lusófonos na Roménia

Date: 11-Apr-2014 - 12-Apr-2014
Location: Bucareste, Romania
Contact Person: Andreea Teletin
Meeting Email: < click here to access email >

Linguistic Field(s): Applied Linguistics; General Linguistics; Ling & Literature; Sociolinguistics; Translation

Subject Language(s): Portuguese

Call Deadline: 15-Dec-2013

Meeting Description:

Apresentação:

Na ocasião da celebração dos quarenta anos desde a criação do primeiro curso de ensino superior de Estudos Portugueses na Universidade de Bucareste, O Departamento de Linguística Românica, Línguas e Literaturas Iberoromânicas e Italiano organiza um colóquio com o tema Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa. 40 Anos de Estudos Lusófonos na Roménia: Desafios e Perspetivas, a realizar nos dias 11 e 12 de abril de 2014. As componentes do ensino e investigação desenvolvidas pelo corpo docente do nosso Departamento privilegiam quatro áreas temáticas do colóquio :

1. Memória, território e identidade na literatura

A sessão dedicada à literatura e à civilização terá por foco essencial a análise do processo de construção de figurações identitárias e das relações existentes entre território, memória e história nas literaturas de expressão portuguesa em diálogo com as outras culturas. Nesse sentido, serão privilegiadas comunicações em vários campos disciplinares, tais como Teoria Literária, Estudos Interartes, Estudos Feministas, Estudos de Tradução, Estudos Teatrais.

2. Tempo, espaço e pessoa em linguística

No âmbito da sessão linguística, propomos várias abordagens relativas à organização e ao funcionamento dos diferentes sistemas linguísticos. Privilegiamos os estudos na perspetiva da linguística românica e da teoria linguística, de ponto de vista diacrónico ou sincrónico, tendo como termo de comparação o português. Favorecemos as análises centradas nas relações estabelecidas pelas três categorias de TEMPO, ESPAÇO e PESSOA, em todas as áreas disciplinares.

3. Estereótipos e representações espaciais nos manuais de PLE

A terceira sessão tentará propiciar a interação entre professores e investigadores com o intuito de promover o debate sobre o ensino / a aprendizagem da língua portuguesa através das representações culturais e espaciais presentes nos manuais de PLE. Os modos de designação de si e do outro afiguram-se como fio condutor que permitirá captar as construções discursivas de identidades nos manuais portugueses e brasileiros.

4. Representações culturais na tradução literária: desafios e perspetivas

A quarta sessão centrar-se-á no processo de tradução de obras portuguesas, brasileiras e africanas de expressão portuguesa. Serão aceites comunicações que tratam um dos três eixos seguintes: o eixo linguístico (sobre um aspeto diacrónico ou sincrónico: normas, variações, interferências, registros de língua e neologismos); o eixo estilístico (problemáticas de enunciação, jogos de palavras e jogos de conotação); o eixo sociocultural (identidades, representações, estereótipos e expressões idiomáticas).

Chamada de Comunicações:

Calendarização:

15 de dezembro de 2013: Prazo para o envio de resumos
30 de dezembro de 2013: Divulgação dos resultados

As propostas de trabalho deverão ser enviadas sob a forma de um resumo com a extensão de 400 palavras para: portuguesembucarestegmail.com.

Os resumos devem incluir :

- o título completo ;
- o nome do(s) autor(es) ;
- a instituição ;
- o contato ;
- 5 palavras-chave;
- o enquadramento teórico-metodológico e os objetivos do trabalho (400 palavras);
- uma nota biográfica resumida (no máximo 6 linhas).

As comunicações terão uma duração máxima de 20 minutos, a que se seguirão 10 minutos para discussão. As comunicações apresentadas e aceites nas respetivas seções serão publicadas pela Editora da Universidade de Bucareste.

Mais informações: portuguesembucarestegmail.com

Comité Científico:

Maria Helena Araújo Carreira (Univ. Paris 8), Mioara Caragea (Univ. de Bucureste), Mianda Cioba (Univ. de Bucureste), Anca Crivăţ (Univ. de Bucureste), Alexandra Cuniţă (Univ. de Bucureste), Isabel Margarida Duarte (Univ. do Porto), José Manuel Esteves (Univ. Paris 10), Coman Lupu (Univ. de Bucureste), Aldina Marques (Univ. Minho), Maria Helena da Nóbrega (Univ. de São Paulo), Sanda Rîpeanu (Univ. de Bucureste), Isabel Seara (Univ. Aberta de Lisboa), Fátima Silva (Univ. do Porto), Fábio Andrade de Souza (Univ. de São Paulo), Roxana Utale (Univ. de Bucureste).

Comité de Organização:

Coman Lupu (Univ. de Bucureste), Roxana Utale (Univ. de Bucureste), Mioara Caragea (Univ. de Bucureste), Adriana Ciama (Univ. de Bucureste), Andreea Teletin (Univ. de Bucureste), Andreea Constantin (Univ. de Bucureste), Claudia Vlad (Univ. de Bucureste), Corina Nuţu (Univ. de Bucureste), Daniela Mirodone (Univ. de Bucureste), Sînziana Socol (Univ. de Bucureste), Daniel Perdigão (Institutul Camões).



Read more issues|LINGUIST home page|Top of issue



Page Updated: 05-Nov-2013

Supported in part by the National Science Foundation       About LINGUIST    |   Contact Us       ILIT Logo
While the LINGUIST List makes every effort to ensure the linguistic relevance of sites listed on its pages, it cannot vouch for their contents.