Publishing Partner: Cambridge University Press CUP Extra Publisher Login
amazon logo
More Info


New from Cambridge University Press!

ad

The Structural Design of Language

By Thomas S. Stroik, Michael T. Putnam

In this book, Stroik and Putnam take on Turing's challenge. They argue that the narrow syntax – the lexicon, the Numeration, and the computational system – must reside, for reasons of conceptual necessity, within the performance systems.


Book Information

   
Sun Image

Title: Semantica Das Predicacões Estativas
Subtitle: Para uma caracterizaçao aspectual dos estados
Written By: Luís Filipe Cunha
Series Title: Edição linguística 58
Description:

O objectivo central deste trabalho é o de caracterizar semanticamente as predicações estativas, procurando determinar as propriedades e comportamentos linguísticos que nos permitem identificá-las.

Para tal, começamos por reequacionar a noção de Aspecto, comparando-a com outros conceitos relacionados. Avançamos critérios que possibilitem dar conta do comportamento linguístico dos estativos. Sugerimos e fundamentamos uma subclassificação para os estados, baseada nas oposições entre predicados de indivíduo vs. predicados de “estádio”, por um lado, e entre estados "faseáveis" e "não faseáveis," por outro.

Investigamos, depois, as diferentes configurações linguísticas que veiculam estatividade: os estados lexicais, os estados obtidos a partir de verbos de operação e de "perspectivação" aspectual, os estados consequentes e os estados habituais. Abordamos a interacção que se estabelece entre os estados e outros componentes da gramática, em particular os tempos gramaticais, os adverbiais de localização e de medição temporal, os adverbiais frequentativos e habituais e as orações temporais. Avaliaremos o impacto que a estatividade assume na organização temporal dos discursos, discutindo o papel das diferentes subclasses de estativos na interpretação de frases linearmente ordenadas.

Finalmente, tentamos demonstrar que as subclasses de estativos propostas derivam da intervenção de dois factores: um, de ordem temporal, responsável pela diferenciação entre estados de indivíduo e de "estádio," e outro, de natureza aspectual, associado à distinção entre estados "faseáveis" e "não faseáveis."

Publication Year: 2006
Publisher: Lincom GmbH
Review: Become a Reviewer
BibTex: View BibTex record
Linguistic Field(s): Syntax

Versions:
Format: Paperback
ISBN: ISBN978389586384
ISBN-13: N/A
Pages: 415
Prices: Europe EURO 80