LINGUIST List 26.2358

Tue May 05 2015

Confs: Portuguese, General Ling, Pragmatics, Semantics, Socioling, Typology/Germany

Editor for this issue: Erin Arnold <earnoldlinguistlist.org>


Date: 05-May-2015
From: David Paul Gerards <davidpaul.gerardsuzh.ch>
Subject: 11th Conference of the Association of German Lusitanists
E-mail this message to a friend

11th Conference of the Association of German Lusitanists

Date: 16-Sep-2015 - 19-Sep-2015
Location: Aachen, Germany
Contact: Anne Begenat-Neuschäfer
Contact Email: < click here to access email >
Meeting URL: http://www.lusitanistentag2015.rwth-aachen.de/pt/

Linguistic Field(s): General Linguistics; Pragmatics; Semantics; Sociolinguistics; Typology

Subject Language(s): Portuguese

Meeting Description:

O tema geral do XI Congresso dos Lusitanistas da Alemanha, que terá lugar em Aachen entre os dias 16 e 19 de setembro de 2015, relaciona-se com as grandes mudanças políticas que marcaram Portugal, Brasil e África e os aspetos sociais, culturais e linguísticos que essas mudanças trouxeram: os mais de quarenta anos da Revolução dos Cravos (1974), os quarenta anos da independência de Angola (1975), os trinta anos do fim do regime militar no Brasil (1985) e a nova posição do país como líder mundial latino-americano. Isso implica também novas relações entre as nações de língua portuguesa e têm por consequência novas perspetivas e tarefas no que diz respeito ao ensino e à pesquisa nas nossas áreas de atuação.

As propostas das secções devem tratar de aspetos linguísticos, literários, culturais e didáticos que se relacionem com o tema geral.

Além dos trabalhos académicos, será oferecido em Aachen um rico programa cultural e social. O premiado autor brasileiro Milton Hatoum fará uma leitura pública com moderação de Karin Schweder-Schreiner. Henrique Barroso (Braga), Ana Mafalda Leite (Moçambique/Lisboa) e Luiz Costa Lima (Rio de Janeiro) apresentarão conferências plenárias. A Cerimónia de entrega do Prémio Georg-Rudolf-Lind será na histórica Krönungssaal - Sala de Coroação da Câmara Municipal de Aachen, onde tradicionalmente se entrega o prémio Carlos Magno. Na ocasião, haverá também uma comunicação plenária do tradutor Michael Kegler. Estarão também patentes as exposições “O Brasil mágico” de Pierre-Marc de Biasi na igreja Citykirche St. Nikolaus, “O valor da língua portuguesa” e “O legado de Dieter Woll” no Instituto de Filologia Românica. No centro da cidade encontra-se também a célebre Catedral de Aachen onde repousam os restos mortais de Carlos Magno, falecido em 814, cujo jubileu dos 1200 anos se comemora.

Com o Congresso de Lusitanistas da Alemanha esperamos intensificar os estudos interdisciplinares da RWTH - Universidade Técnica de Aachen, assim como expandir o interesse pelo idioma e cultura dos países de língua portuguesa e contribuir para o aumento do número de estudantes interessados na área, em particular na nossa região fronteiriça, a Benelux.

Ficamos muito contentes com a sua vinda a Aachen para o XI Congresso Alemão de Lusitanistas, com a certeza das inúmeras trocas de conhecimentos internacionais e culturais que o encontro irá proporcionar, em particular em Aachen, cidade entre três países, plena de relações multiculturais.

see: http://www.lusitanistentag2015.rwth-aachen.de/pt/




Page Updated: 05-May-2015