LINGUIST List 26.3338

Fri Jul 17 2015

Calls: Discourse Analysis; Forensic Linguistics; Historical Linguistics/ Estudos Linguísticos/Linguistic Studies (Jrnl)

Editor for this issue: Andrew Lamont <alamontlinguistlist.org>


Date: 17-Jul-2015
From: Isabelle Simões Marques <isimoesmarquesfcsh.unl.pt>
Subject: Discourse Analysis; Forensic Linguistics; Historical Linguistics/ Estudos Linguísticos/Linguistic Studies (Jrnl)
E-mail this message to a friend

Full Title: Estudos Linguísticos/Linguistic Studies


Linguistic Field(s): Discourse Analysis; Forensic Linguistics; Historical Linguistics

Call Deadline: 14-Sep-2015

Revista Estudos Linguísticos /Linguistic Studies
Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Centro de Linguística (CLUNL)

O presente número da revista Estudos Linguísticos/Linguistic Studies pretende homenagear o trabalho docente e científico de Fernanda Miranda Menéndez (1960-2013), na sequência do colóquio em sua homenagem, ''Discurso(s) de cumplicidade'', que se realizou na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 2014.

Aceitando o repto do título Discurso(s) de cumplicidade/Cumplicidade do(s) discursos, convidamo-lo a participar neste volume que congregará os contributos de todos os linguistas que se queiram associar a esta iniciativa. Para além das áreas que constituíram o centro de interesse da investigação da Fernanda Menéndez - Análise do Discurso, Linguística Forense, Historiografia Linguística - aceitam-se propostas de trabalhos nas diferentes áreas da linguística.

Recorde-se que Fernanda Miranda Menéndez, no exercício da sua atividade docente, privilegiou perspectivas múltiplas, tendo lecionado ao longo de mais de duas décadas na FCSH-UNL desde Análise do Discurso a Linguística Forense, e tendo, de forma inovadora, criado a disciplina de Introdução à Diversidade Linguística na Península Ibérica, que espelha o seu gosto pela conjugação dos estudos linguísticos com a realidade histórica que lhes subjaz, privilegiando essa dimensão diacrónica, igualmente presente nos seus trabalhos académicos.

No mesmo sentido, a sua produção científica testemunha esse seu olhar multifacetado que, embora mais centrado numa perspetiva linguístico-discursivas, não exclui a reflexão histórico-filológica, didática e, mesmo, literária.

Os artigos devem ter um máximo de 10 páginas, incluindo referências (ver normas de publicação) e devem indicar o tema da proposta submetida.

A data-limite para envio dos artigos é dia 14 de setembro de 2015. Os artigos devem ser enviados por correio eletrónico para isabel.sebastiaohotmail.com e para revelingfcsh.unl.pt

Aceitam-se textos nas seguintes línguas: português, espanhol, francês e inglês.

Normas de Publicação

http://www.clunl.edu.pt/pt/?det=14334§ion=Revista&title=Normas-para-envio-de-textos&id=1345&mid=178

Os participantes serão informados sobre os resultados de aceitação das suas propostas até ao dia 1 de novembro de 2015.


Page Updated: 17-Jul-2015